Estudo Biblico

 

 

 
TEMA: “BENEFÍCIOS POR CONHECER A DEUS”

 I Cr 28.9  - E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai...”.

 

Davi ensinou tudo o que era possível ao seu filho Salomão.  Tudo o que diz respeito a um reinado eficaz.  Exemplos, administração, guerra, vida, família, ministério, etc.

Davi deu tudo o que era possível. Exemplos: riqueza, educação, futuro, etc. A única coisa que Davi não poderia dar era a “intimidade com Deus”. Por essa razão o mesmo disse: “conhece o Deus de teu pai...”.

Intimidade é o resultado do relacionamento pessoal, e não coletivo. Isto é, não há intimidade terceirizada. A verdadeira intimidade é gerada pela comunicação direta. Quando aplicado a Deus, a intimidade tem o mesmo sentido.


É necessário conhecê-lo primeiramente, colocando em prática o exercício da comunicação, que é o diálogo constante. Fazendo que assim se construa um relacionamento, gerando então uma verdadeira intimidade com Deus.

Salomão poderia saber tudo sobre Deus e seus mandamentos através de outros (exemplos: seu pai Davi e os profetas), mas só poderia afirmar que era íntimo de Deus, se de fato construísse um pleno relacionamento com o Deus Pai, que até então, era Deus de seu pai Davi.

Uma das principais formas de conhecer a Deus para se tornar íntimo d’Ele é através da ORAÇÃO. A oração é forma mais eficaz de comunicação com o Pai. Tal pensamento é fundamentado nas diversas orientações encontradas nas Escrituras, em especial nos Evangelhos, onde o Senhor Jesus deixa bem claro que a oração é a via de relacionamento com o Pai em seu nome (Jesus Cristo).                                         Sabendo disto, Ele resolve ensinar os seus discípulos sobre a oração, episódio que está registrado no Evangelho de Mateus 6.9 ao 13.

No meu ponto de vista, a oração que Jesus ensinou é mais do que palavras ou formas de expressão ou diretrizes de como realizar uma oração. Para mim, foi a melhor forma didático-pedagógica de REVELAR quem de fato ERA o DEUS Pai.

Jesus tinha em mente que não se pode ser íntimo de alguém se conhecê-lo. Então resolve descortinar o conhecimento sobre as principais características do Deus verdadeiro, utilizando a famosa oração de Mateus 6.9 ao 13. Vejamos.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE DEUS QUE PRECISAMOS CONHECER:



<>1-<>2-<>3-<>4-DEUS É PERDOADOR – “Perdoa-nos as nossas dívidas...” (v.12);

<>6-<>7-

Quando conhecemos a Deus, e com Ele nos relacionamos, passamos a ser íntimos d’Ele, resultando em BENEFÍCIOS eternos de bênçãos, vitórias e vida.